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Pesquisa revela a dificuldade dos professores de Educação Física de Fortaleza em aplicar o Jiu-jitsu Brasileiro nas escolas

Educadores físicos sentem a falta do Jiu-jitsu Brasileiro no currículo

Pesquisa revela a dificuldade dos professores de Educação Física de Fortaleza em aplicar o Jiu-jitsu Brasileiro nas escolas

Essa constatação foi apresentada no artigo científico, “O Jiu-jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar? Considerações Iniciais Junto a Professores de Escolas Públicas de Fortaleza/CE”.

O artigo foi publicado pela professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciana Fernandes Silva, durante o IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XV Simpósio Paulista de Educação Física, em 2015.

Uma arte marcial pra chamar de nossa: Jiu-jitsu Brasileiro

O artigo destaca que o Jiu-jitsu Brasileiro é considerada, inegavelmente, uma luta de forte relação com a cultura nacional. Vale ressaltar que ele oferece diferentes possibilidades educacionais, principalmente o desenvolvimento da:

  • cognição
  • autoconfiança e
  • relações sociais

Por isso, essa arte marcial brasileira é apresentada como um conteúdo potencial a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física.

Diante dessas constatações, a autora foi verificar se o Jiu-jitsu brasileiro é considerado pelos profissionais da área como um conteúdo possível de ser desenvolvido em suas aulas, inserido na temática das lutas, no contexto escolar.

A pesquisa com os educadores físicos

Para tanto, ela lançou mão de uma pesquisa de abordagem qualitativa, destacando-se a realização da coleta de dados por meio de um questionário, com perguntas fechadas e abertas e, para verificação destes dados foi realizada uma análise de frequência de conteúdo, por porcentagem.

Como sujeitos deste estudo, participaram 30 professores de Educação Física atuantes em escolas públicas da cidade de Fortaleza/CE. Como resultados observou-se que:

  • 95% dos entrevistados (28 professores) confirmaram a possibilidade do jiu-jitsu brasileiro ser inserido em suas aulas
  • 5% (2 professores) consideraram que não desenvolveriam esta prática na Educação Física Escolar.

Dos 28 participantes que responderam positivamente, 12 justificaram suas respostas apontando para a importância dos alunos vivenciarem o Jiu-jitsu brasileiro, por seu potencial educativo voltado para a não à violência e por ter sido desenvolvido em nosso país, reconhecendo sua relevância histórico-social, no contexto brasileiro.

No entanto, todos foram unânimes em destacar a dificuldade que sentiriam em aplicar esta luta por considerarem que não conhecem seus conteúdos de forma suficiente para desenvolvê-lo.

Frisaram ainda, que esta situação poderia reverter-se caso tivessem vivenciado, eles próprios, o Jiu-jitsu brasileiro como disciplina, em sua formação profissional.

Além disso, esta deficiência também foi destacada pelos 2 participantes que não consideraram esta luta como um conteúdo possível para a Educação Física Escolar.

Como conclusão, a autora aponta, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, para a necessidade que os professores da área sentem em vivenciar o Jiu-jitsu Brasileiro em sua formação acadêmica-profissional, como disciplina. Aos educadores físicos, o objetivo seria ter um suporte inicial (conteúdos básicos, processos pedagógicos, etc) para que abordassem o Jiu-jitsu brasileiro, de forma mais segura, no contexto escolar.

Fonte: Centro Esportivo Virtual

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