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Programa Fight & Smart publica artigo sobre Jiu-jitsu Educacional

Em um contexto onde o desenvolvimento integral dos alunos é prioridade, nos dedicamos, por meio do Programa Fight & Smart, a criar abordagens inovadoras que buscam melhorar as convenções tradicionais da educação. É essa perspectiva que apresentamos e analisamos em nosso artigo recentemente publicado na REGAE (Revista de Gestão e Avaliação Educacional) .

Capa do 12° Volume da  REGAE (Revista de Gestão e Avaliação Educacional)

No dia 5 de janeiro de 2023, sob a tutela da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, o 12º volume da REGAE foi disponibilizado em seu site oficial. Assim como as edições anteriores, esta publicação abrangeu uma variedade de artigos que discutem temas como administração escolar, gestão educacional, políticas educacionais, avaliação educacional e institucional. E é dentro dessa diversidade de tópicos, que destaca-se a abordagem do Jiu-Jitsu Educacional (JJE) pela perspectiva do Programa Fight & Smart.

Apresentação do Artigo

Nesta edição, nossa equipe de co-criadores, colaboradores e parceiros, composta por Roberto Cavallari Filho, Norberto de Carvalho Nunes, Osmar Moraes Neto e Victória Lemos, apresentou o artigo intitulado “O Jiu-jitsu como ferramenta pedagógica e organizacional auxiliar ao desenvolvimento pleno da vida”.

Com um total de 24 páginas, o artigo explora os fundamentos teóricos e práticos do Jiu-Jitsu Educacional (JJE), enfatizando sua importância e relevância no contexto escolar, enquanto analisa o caso específico do Projeto Lute com Inteligência: Jiu-jitsu para a Vida.

Nele, os autores iniciam fazendo um levantamento bibliográfico a fim de destacar importantes pesquisas acerca dos benefícios da prática da luta no ambiente escolar. Posteriormente, com base na hermenêutica, relacionam o termo Jiu-jitsu educacional com a prática e o estudo da luta inserida em uma proposta didático pedagógica alinhada às orientações contidas na BNCC, com relação ao desenvolvimento pleno da vida.

Em seguida, apresentam e estudam duas pesquisas de campo para analisar a inovação nos processos de ensino e aprendizagem possibilitadas pelo JJE na escola municipal do Rio de Janeiro. A primeira é uma análise diagnóstica, por meio das ferramentas da observação, da roda de conversa e de questionário estruturado. A segunda é uma análise de testemunhos acerca do impacto na cultura organizacional escolar.

Os resultados apontam para as contribuições do JJE à cultura organizacional escolar, à comunidade familiar e ao desenvolvimento pleno dos alunos na escola.

Assim, dividido em 14 partes, incluindo Introdução; Metodologia de Pesquisa; BNCC no contexto do jiu-jítsu; Dimensões do conhecimento; Competências; Áreas, Componentes curriculares, unidades temáticas e habilidades; entre outros, o artigo apresenta e defende uma nova maneira de ensinar e agregar conhecimento as crianças e adolescentes, não apenas transformando o ambiente escolar, mas tudo o que o envolve.

“Estamos seguros de que o trabalho com o Jiu-jitsu educacional impacta positivamente a cultura organizacional escolar, auxiliando na formação de um ambiente de aprendizado, de colaboração, de respeito, de diversidade, de sociabilidade e de cidadania, transformando o comportamento dos alunos e contribuindo com a escola para o desenvolvimento pleno da vida dos alunos.”

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