BEM VINDOS
LIGUE +55 11 96174-1101
SIGA-NOS
Top

Jiu-jitsu educacional: escola pública na Cidade de Deus inicia Programa “Lute com Inteligência”

O diretor esportivo da Alfabetos Ensino de Esporte, Beto Nunes, esteve no Rio de Janeiro para a inauguração do Programa “Lute com Inteligência: jiu-jitsu para a vida”, pioneiro no jiu-jitsu educacional. O Programa atenderá, inicialmente, 100 crianças do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Frederick Eyers”, localizada na Cidade de Deus.

O Programa será liderado pelo professor de educação física, Osmar de Moraes, Faixa-Preta 5º grau em jiu-jitsu e há 19 anos anos lotado na escola. Mazinho, como é carinhosamente chamado pelos colegas e alunos, contou com o apoio da coordenadora da sétima CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Professora Márcia Arruda, e das diretoras Laura Fernanda e Maria Rodrigues. Junto com o professor, elas foram fundamentais para viabilizar o projeto na escola e conseguir recursos para a compra de um Tatame. O evento também contou com a presença do presidente do CREF 1 (Conselho Regional de Educação Física), Rogério Melo.

Lançamento do Programa "Lute com Inteligência: jiu-jitsu para a vida".
Lançamento do Programa “Lute com Inteligência: jiu-jitsu para a vida”.

Na ocasião do lançamento do Programa, no dia 15 de março, Beto Nunes, faixa-preta 4º grau em Jiu-jitsu, ressaltou os frutos positivos das práticas corporais e salutares e do estudo desta importante luta na grade curricular. Ele também ressaltou que o Programa “Lute com Inteligência” tem sido gradativamente melhorado, atendendo, atualmente, as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a unidade temática luta dentro do componente curricular Educação Física.

Hoje, o programa está totalmente alinhado às competências e habilidades dispostas na BNCC para o componente curricular Educação Física, com material didático progressivo e interdisciplinar, plataformas online de ensino e aprendizagem, livro do professor e formação continuada” afirmou Beto Nunes. 

O professor Mazinho de Moraes lembrou que há seis anos ele trabalha para levar um projeto de jiu-jitsu para a Escola Municipal “Frederico Eyers”. O contato com Beto Nunes ocorreu durante o Primeiro Encontro Internacional de Jiu-jitsu Educacional, organizado pela Alfabetos em 2021.

O professor Mazinho foi um dos palestrantes e era um dos únicos, senão o único profissional do jiu-jitsu, com uma ampla e rica experiência com o ensino da luta nas escolas públicas.

A Alfabetos criou um material didático incrível, nunca visto em nenhum lugar do mundo. São livros didáticos e paradidáticos de jiu-jitsu, elaborados sob as normas da BNCC. Estamos diante de um projeto inédito a nível mundial, ao trazer juntos, a nossa experiência educacional e o material, para o tatame da nossa escola aqui na Cidade de Deus”, enfatizou Mazinho de Moraes. 

Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

User registration

Reset password