A pedido dos pais e responsáveis, 60 crianças e adolescentes do município de Imperatriz serão contemplados com a expansão do “Jiu-jitsu nas Escolas”
A inauguração do terceiro núcleo do Projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas” aconteceu no sábado (9), no Ginásio Poliesportivo Rafael Silva do Nascimento.
Iniciado em 2018 no município de Imperatriz, localizada às margens do Rio Tocantins e distante 629,5 km de São Luís, capital do Estado do Maranhão, o Projeto tem os objetivos de:
- promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte e desenvolvimento humano
- melhorar o rendimento escolar e a qualidade de vida das pessoas de baixa renda do município de Imperatriz
- promover o desenvolvimento físico, pessoal e social das crianças e adolescentes
- disponibilizar ambiente esportivo, onde coexistam a função educativa e a participativa, estimulando a formação de cidadãos
- combater a evasão e baixo rendimento escolar
- estimular o desenvolvimento de valores
- promover o conhecimento ao aluno de como melhorar sua convivência e o seu comportamento social
- inserir a comunidade incentivando a prestigiar eventos e atividades de lazer durante o decorrer do programa
Mantido pela Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Sedel), o Projeto “Jiu-jitsu nas Escolas” atende particularmente crianças na faixa etária de 9 a 15 anos da rede pública municipal de ensino de Imperatriz.
O Projeto é coordenado pelo professor Denis Venceslau, e foi idealizado pelo prefeito Assis Ramos (2017-2020).
Primeiros núcleos do Projeto
O primeiro núcleo do Projeto funciona no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, e o segundo no Recanto Universitário. Atualmente, estão sendo atendidos mais de 100 alunos nesses dois núcleos já existentes.
O “Jiu-jitsu nas Escolas” conta com a participação dos professores faixa-preta de Jiu-jitsu, Romilson Pereira, Dênis Venceslau e Edmilson Freitas. Para se inscrever no Programa, o aluno tem de seguir, sobretudo, critérios de disciplina, definidos pelos instrutores, como ter boas notas, bom comportamento, além de não faltar às aulas.
Para esses alunos, o Projeto garante também o desenvolvimento na arte suave. A saber, foi o que aconteceu na solenidade de inauguração do segundo núcleo. Nessa ocasião, a principal atração foi a Graduação de Faixas dos alunos que iniciaram o Projeto há um ano. Além disso, também foi realizado um torneio, com a participação dos alunos contra atletas de equipes convidadas de Imperatriz.
O bom resultado da iniciativa, com a mudança positiva de comportamento e de rendimento escolar das crianças e adolescentes, chamaram a atenção dos pais cujos filhos não participavam do “Jiu-jitsu nas Escolas”.
Desse modo, a ampliação do projeto foi para atender a solicitação dos pais que procuraram a Prefeitura Municipal de Imperatriz com a vontade de ver os seus filhos praticando esporte, por meio do Jiu-jitsu Brasileiro.
Competições e cidadania
Surpreendentemente, mesmo com pouco tempo de existência, o Projeto “Jiu-jitsu nas Escolas” já projetou crianças e adolescentes para participações em torneios da arte suave a nível interestadual, conquistando excelente aproveitamento, inclusive com a conquista de medalhas de ouro.
Entretanto, como destacou o prefeito Assis Ramos, durante a inauguração do segundo núcleo do projeto, em setembro de 2018,
O “Jiu-Jitsu nas Escolas” foi criado com o intuito de formar cidadãos, e não lutadores!
Comentários
Uma resposta para “Projeto “Jiu-jitsu nas escolas” será ampliado em Imperatriz”
[…] a região, que inclui outro importante município, Imperatriz/MA, também tem se destacado pelo apreço e investimentos nas atividades de luta Jiu-jitsu Brasileiro. […]