Projeto de Jiu-jitsu nas escolas é defendido em debate na Comissão de Educação

Senador Eduardo Gomes preside debate sobre Jiu-jitsu no ensino fundamental. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado. Fonte: Agência Senado

    Projeto de Lei no Senado quer levar a arte suave do Jiu-jitsu na escola do Ensino Fundamental, como componente curricular opcional.

    O Jiu Jítsu pode ser um importante instrumento para ajudar os estudantes a terem confiança e autocontrole. O esporte também ensina noções de respeito aos mais velhos e aos mais fracos, segundo os professores e mestres da modalidade que participaram de audiência pública nesta terça-feira (5), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

    A CE debateu a possibilidade de o Jiu Jítsu ser incorporado como matéria opcional ao ensino fundamental. A proposta foi apresentada pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR), no PL 4.478/2019.

    Segundo o presidente emérito da Confederação Brasileira de Jiu Jítsu Desportivo, mestre João Alberto Barreto, é preciso ensinar as crianças a se defenderem, a não se acovardarem, e ao mesmo tempo a não se tornarem arrogantes.

    Para o professor José Henrique Leão Teixeira Filho, o Jíu Jitsu brasileiro faz sucesso em vários países e este momento deve ser aproveitado no Brasil.

    O Jiu-jitsu na escola é uma febre nos Emirados Árabes Unidos. A família real encantou-se com a luta e incorporou ao currículo das escolas. Nos Estados Unidos  o Jiu Jítsu brasileiro é uma referência em lutas de “agarrar”.

    Ensino

    Pelo projeto, o Jiu Jítsu será componente curricular opcional para os alunos em todas as nove séries do ensino fundamental. A professora do Ensino de Jovens e Adultos Ane Evans Pereira da Silva ressaltou o efeito positivo do esporte no comportamento de alunos e professores.

    Chego a defender a ampliação da proposta, para que também se torne componente curricular opcional para os alunos em todas as séries, inclusive aos alunos especiais.

    Chico Rodrigues explicou que audiências públicas são fundamentais para se poder fechar um projeto que seja apresentado.

    Com os subsídios que levantamos ouvindo os diversos participantes, temos a condição de fazer com que o projeto do Jiu Jítsu avance. Essa prática tem grande importância na formação de jovens, dando disciplina e condições de convivência.

    Fonte: Agência Senado

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    4 respostas para “Projeto de Jiu-jitsu nas escolas é defendido em debate na Comissão de Educação”

    1. […] de Jiu-jitsu, Kyra Gracie, professora líder da Gracie Kore Jiu-jitsu, comemorou em uma rede social o debate de ontem (5) no Senado Federal. O debate foi mais uma etapa para levar o Jiu-jitsu Brasileiro às escolas públicas do Ensino […]

    2. […] Como conclusão, a autora aponta, a partir dos resultados apresentados na pesquisa, para a necessidade que os professores da área sentem em vivenciar o Jiu-jitsu Brasileiro em sua formação acadêmica-profissional, como disciplina. Aos educadores físicos, o objetivo seria ter um suporte inicial (conteúdos básicos, processos pedagógicos, etc) para que abordassem o Jiu-jitsu brasileiro, de forma mais segura, no contexto escolar. […]

    3. […] maior de política pública para o país, algo que estamos prestes a começar no Brasil com o Projeto de Lei no Senado que aponta para a prática do Jiu-jitsu Brasileiro nas nossas escolas […]

    4. […] de 2019, o PL 4.478 teve a devida atenção e oportunidade para o debate com a realização de uma Audiência pública no início de novembro do mesmo ano. Na ocasião, o Senado convidou notórias personalidades da […]